Secretário da Educação



"Educação: A chave do desenvolvimento para todos nós com qualidade e referência."

Adão Neto Secretário da Educação de Crixás

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Elaboração de Projeto Pedagógico

Como elaborar um Projeto Pedagógico

1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções. 
  • Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando ideias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação. 

2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.

3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.

4. Projeto: Nome/Título 
  •  Justificativa (por que?)
  • Objetivos (necessidades a alcançar)
  • Atividades (o que fazer?)
  • Estratégias (como fazer?)
  • Acompanhamento (direcionamento)
  • Avaliação (estímulo).

5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto 
  • Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
  •  Perguntar.
  •  Contra-argumentar
  • Orientar sem fornecer soluções. 

6. Uso de mídias e tecnologia
  • Internet, TV, DVD, Cd's máquina fotográfica, filmadora, notboock, som portátil etc.
  • Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas (power point, word, paint, porta USB, etc.) 

7. Outras atividades paralelas: 
  • Show de talentos; 
  •  Exposição de desenhos; 
  • Exposição de fotos;
  • Desfile de modas;
  • Painel de poesia;
  • Jogral;
  • Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.);
  • Teatro;
  • Coral;
  • Dança.
 

DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Verbos adequados à formulação de objetivos.

IDENTIFICAÇÃO DESCRIÇÃO COMPARAÇÃO
Identificar Descrever Comparar
Reconhecer Caracterizar Diferenciar
Denominar Expor Contrastar
Apontar Narrar Relacionar
Indicar Traçar Confrontar
Designar Contar Igualar
Intitular Listar Discernir
Mostrar Relatar Separar
Rotular Imitar Nivelar
Assinalar Apresentar Discriminar
Mencionar Enumerar Ligar
Evocar Excluir/incluir
Determinar

Traçar paralelo
Refletir/citar


CLASSIFICAÇÃO CONCLUSÃO APLICAÇÃO
Classificar Concluir Aplicar
Escolher Deduzir Empregar
Ordenar Decidir Utilizar
Numerar Justificar Construir
Separar Resumir Praticar
Selecionar Criticar/julgar Efetuar
Distinguir Analisar Executar
Agrupar/reagrupar Apreciar Efetivar
Categorizar Examinar Criar
Colecionar Conceituar Elaborar
Dividir Definir Confeccionar
Subdividir Generalizar Explicar
Qualificar Inventar
 http://www.pedagogia.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário