Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Ruth Rocha
Valores e Cidadania
Valores e Cidadania
Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:
- Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de
conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização
de uma atividade;
- Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros,
mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando
certos ou não em nossas ações;
- Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
- Respeito: princípio básico para receber respeito.
Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo
respeitado;
- Diálogo: para resolver impasses, divergências de
opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca
os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem
acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
- Solidariedade: essa é a palavra que vincula
afetivamente entre as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o
sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma
sociedade mais justa;
- Não agredir: violência gera violência, isso todo
mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito
menos fisicamente;
- Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao
seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que
receba bondade dos outros. Bem diz o ditado “quem com ferro fere, com
ferro será ferido”, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro,
receberá o mesmo tratamento.
Passar esses conceitos ajudará o grupo no
desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do
crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus
direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros
e vice-versa.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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